Em 1898 os irmãos RENAULT fundam a empresa. A marca torna-se rapidamente conhecida devido aos seus sucessos em corridas automobilísticas. Em 1929 surge a primeira cadeia da fábrica em Boulogne Billancourt. Os primeiros sucessos aparecem com o 4CV, o DAUPHINE, o RENAULT 4, o R5 e o R16.
Os anos 80 testemunham a chegada do RENAULT 25 e do ESPACE.
A RENAULT liga-se à NISSAN em 1999, e saiem então o MEGANE e o LAGUNA.
A RENAULT internacionaliza-se com a compra da SAMSUNG MOTORS e DACIA, e parte à conquista dos mercados emergentes com LOGAN.
Em 2008, nasce o novo MEGANE, a RENAULT lança iniciativas relacionadas com veículos elétricos: o SCENIC com pilha combustível (protótipo), o Z.E Concept (carro conceito).
Como curiosidade, a 15 de outubro de 2010, a Guarda Nacional Francesa escolhe o Mégane III RS para substituir as frotas de Subaru Impreza WRX.
A Renault está envolvida no automobilismo desde a sua estreia nos ralis e, mais tarde, na Fórmula 1 ... por exemplo:
Em 1899 os irmãos RENAULT vencem o Paris-Trouville, é o início de uma grande história de muitos sucessos.
A RENAULT foi Campeã mundial dos fabricantes por duas vezes.
- A Renault e o cinema, uma história de amor centenária: a RENAULT está presente em 27 filmes, em 172 séries e telefilmes, há 25 anos que é parceira do Festival de Cannes (o VEL SATIS acompanha os VIP).
- A Renault está também presente na arte moderna, com a implementação de uma política de mecenato, inovadora na época da sua concepção, apoiando artistas então pouco conhecidos como Arman, Jean Dubuffet, Victor Vasarely, Jean Tinguely, Erro, Takis e Henri Michaux.
- A Renault é parceira da Federação Francesa de Rugby desde 2008: os veículos de gama como o novo Laguna ou o Wind são ""Carros Oficiais do XV da França.