O que é um filtro de cabine ?
O mercado dos filtros de cabine evoluiu consideravelmente nos últimos anos : No dia 1 de janeiro de 2008, o parque automóvel francês recenseava cerca de 37 milhões de veículos (particulares, utilitários, industriais), entre os quais cerca de 20 milhões estavam equipados com um filtro de cabine.
É um filtro que protege o seu veículo do pó ambiente, vegetal, do fumo do escape, de todo o tipo de partículas…
Existem dois tipos de filtros de cabine :
* o filtro pólen
* e o filtro de cabine de carvão ativo.
Por que motivo e quando se deve trocar o filtro de cabine ?
* Um filtro de cabine repleto de impurezas deixa de desempenhar o seu papel de “filtração”.
* Um filtro gasto entope parcialmente o circuito de ventilação.
* Limita a otimização do sistema de ar condicionado, de aquecimento e de desembaciamento do seu veículo.
Normalmente, deve ser substituído uma vez por ano ou a cada 15 mil/20 mil km (mais frequentemente se conduzir regularmente, por exemplo, em meios urbanos). É muitas vezes substituído ao mesmo tempo que o filtro de ar e o filtro de óleo, numa revisão mais aprofundada por exemplo.